quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

AS MULHERES E SEU CICLO MENSTRUAL

Pra começar sua orientação vamos falar de um jeito simples sobre os mistérios do corpo femininio -uma verdadeira bomba hormonal.

Entenda como seu corpo e sua emoções reagem ás três fases do ciclo de 28 dias, em média, que guia nossas vidas.E respire aliviada, pois - ufa! é normal se sentir ora cheia de disposição , ora agressiva, ora louca pra transar ,ora inchada...Exercícios fisicos  e técnicas de relaxamento trazem bons resultados para o ciclo.Vale a pena tentar!
Primeira fase - Menstrual  -Período de  3 a 5 dias - Ah a dor...
Em geral , sente-se cólica antes da mesntruação.Mas algumas mulheres têm dismemorréia, dor no pé da barriga que se espalha até pela lombar durante o sangramento.Nesse caso vá ao médico.O ritual começa, o sangramento é a maior característica desta fase num período que pode variar , você deve trocar o absorvente de três a sete vezes ao dia para conter o fluxo diário de 60 a 80 ml, em média de sangue.O fluxo é variável , num mês desce uma enxurrada, no outro , pode vir pouquinho.Entre as principais causa dessa variação estão a ingestão de aspirina com ácido acetilsalicílico e o estresse.

Segunda Fase Proliferativa - Alta disposição, sabe aqueles dias em que você pode fazer mil coisas ao mesmo tempo com a mesma competência de sempre?Agradeça á alta do hormônio estogênio, responsável por causar em você esse comportamento superativo e cheio de adrenalina.È nesse momento que os níveis do hormônio masculino, o androgêno se elevam no seu organismo.
Consequência : a libido vai parar nas alturas , fazendo com que a vontade de transar bata forte,também por causa do androgênio, sua pele fica mais oleosa.Isso causa o entupimento de alguns poros e resulta no aparecimento das horríveis espinhas.Na fase seguinte, a secretora, o sintoma ainda pode aparecer.
.
Terceira fase Secretora - É nessa fase que surge a TPM- e , com ela , aquela vontade de brigar com o namorado, o filho, a amiga, o chefe...Enfim com o mundo!Culpa da soma de flutuação hormonal, genética e estresse.Hoje, há tratamentos que aliviam essa tensão.A queda de seretonina (substãncia ligada a transtornos de humor) e de endorfina (homônio do bem-estar) agrava a insônia, a tristeza e o desejo por doce.Se os sintomas forem graves, vale a pena pedir um remédio ao médico.O aumento da progesterona provoca o acúmulo de líquido responsável por inchar os seios e as pernas.A barriga fica mais estendida e o intestino, mais lento.É chato, mas você sabe que seu corpo voltará com o término da fase.



FASE MENSTRUAL ( 3 A 5 DIAS ) 
Como não houve fecundação nem fixaçãodo embrião, a parte da camada interna (o endométrio) se desprega do útero .Esse movimento rompe os vasos , eliminando sangue e fragmentos de endométrio.
FASE PROLIFERATIVA (8 A 15 DIAS)  
Homônios produzidos pelo ovário regeneram o endométrio, fazendo a mesntruação acabar.O óvulo, então, é preparado para ser  liberado em direção á cavidade uterina.
FASE SECRETORA (até 14 dias ) 
Após passar pela trompa de falópio o óvulo chega á cavidade .Se não hover fecundação, ele morre.Assim , o endométrio volta a se despregar, recomeçando o ciclo.
Se isso não acontecer e houve fecundação advinhe: Você  pode está grávida !!!

O visitante chegou ? Vamos ás compras... 

Não é tão complicado assim comprar absorventes higiênicos, basta saber alguns poucas e importantes diferenças entre um e outro pra escolher aquele que se encaixa melhor ao seu ciclo e também testar prá ver qual você gosta mais.Provavelmente irá utilizar dois tipos, um para os dias  de fluxo mais intensos e outro para os últimos dias do período onde o fluxo é menor.
Todos os absorventes são fabricados com um tecido especial, parecido com o tecido das toalhetes umidecidas, e possuem uma fita adesiva na parte de baixo para fixação na calcinha. Alguns possuem também abas laterais que podem ser fixadas nas laterais da calcinha evitando assim mancha-la e mantendo-o firme e no lugar devido sem incomodar. 
Abaixo vemos a descrição de alguns tipos de absorventes higiênicos:

- Absorvente Higiênico Interno (ou O.B ou Tampax)
Utilizado internamente ou seja você deverá introduzi-lo no interior da vagina, alguns contém um aplicador para auxilia-la colocar o absorvente no local correto. São feitos de finas camadas de algodão que proporcionam uma boa absorção, indicado para quando você quiser ir a praia ou
piscina. Existem em tamanhos variados e para saber qual o que melhor se adapta a você, terá de testa-los. Caso tenha dúvidas é importante uma consulta com um ginecologista que irá lhe orientar quanto aos procedimentos e se você pode ou não utiliza-lo e como utiliza-lo. Deverá ser trocado de 4 em 4 horas, sendo aconselhável usar um absorvente comum quando for dormir.
- Protetor Diário
Geralmente utilizado diariamente por mulheres que querem proteger a calcinha e sentir-se seca durante o dia, entretanto esta prática não é muito aconselhável pelos ginecologistas.
- Absorvente Higiênico Noturno
Geralmente mais extenso que o absorvente normal, e com maior quantidade interna de gel que permite uma maior absorção do fluxo evitando vazamentos. Pode ser também utilizado durante o dia para deixar a mulher mais segura. Esta modalidade é a minha preferida.
- Absorventes Higiênicos com Abas
Podem ser finos, normal ou noturno e possuem abas laterais que fixam na calcinha dando maior liberdade de movimentos e evitando vazamentos laterais.
- Absorvente Higiênicos com Anti-Odor
Alguns absorventes contém um tratamento anti-odor para evitar a proliferação de bactérias e diminuir o odor caracteristicos dos dias do período. Alguns absorventes higiênicos são levemente perfumados, os médicos geralmente aconselham o uso de um produto mais natural possível para evitar irritações, a escolha é sua.
- Cobertura dos Absorventes Higiênicos
Alguns possuem uma cobertura suave e macia, similar a um papel fininho de algodão. Estes proporcionam maior conforto e causam menos irritações. Outros possuem uma camada que é muito parecida com um plástico, algumas pessoas não se adaptam bem a este tipo de material; mas como dito no inicio para saber se você se adapta terá de testa-los. :)
Espero que estas breves descrições possam ser úteis para você entender melhor sua menstruação e na escolha do seu absorvente!

                                            Beijoca do BDB



Fonte: http://www.blogdamulher.com/diferencas-entre-absorventes-higienicos/#ixzz16ms1bvfD


Nenhum comentário: